Marketing Cultural
O que é Marketing Cultural?
O conceito de Marketing Cultural é relativamente novo, para entendermos este conceito é interessante observar as mudanças do conceito de marketing ao longo da história. Breve história do Marketing O conceito de marketing ganha força nos Estados Unidos dos anos 50 em um contexto de forte crescimento da industrialização. O marketing neste período é centralizado no produto e em sua divulgação. Após a década de 1970 algumas mudanças sócio-políticas irão transformar essa ideia. Neste período acontece uma grande crise no petróleo o que resultou em um grande aumento no seu preço, gerando recessão nos EUA e Europa enquanto outros mercados apareciam, incluindo o Japão recuperando-se da segunda Guerra Mundial. Esses fatores colocaram os consumidores em contato com mercados de diversas partes do mundo. A partir de então o marketing muda seu foco do produto para o consumidor, é onde surge a máxima o “cliente é o rei” ou o “cliente tem sempre razão”. Uma empresa vitoriosa, neste contexto, atenderá as demanda de seu cliente com eficiência e boa comunicação. A partir dos anos 1990 em diante a era da informação aliada ao crescimento na importância das questões ambientais e sociais para o consumidor vai transformar novamente o conceito de marketing que agora o buscará responder a valores sociais que ajudem a transformar o mundo em um lugar melhor. O pesquisador Philip Kotler chama este tipo de marketing no Marketing 3.0. Marketing Cultural no Brasil O termo marketing cultural no Brasil ganha maior visibilidade no final dos anos 1980 com as leis de incentivo a cultura, inicialmente Lei Sarney e depois Lei Rouanet, embora este tipo de patrocínio também possa ser realizado de forma direta. Entendemos como marketing cultural a parcela do departamento de marketing empresarial que se dedica ao patrocínio de projetos culturais. Ao pensarmos no marketing 3.0, voltado a valores, o marketing cultural tem um papel central pois tende a construir propostas sociais mais plurais, inclusivas e humanamente centradas, seja na apresentação de um show, uma peça de teatro, uma exposição ou uma oficina cultural. Benefícios do Marketing Cultural O Sebrae lista alguns benefícios do investimento em marketing cultural para empresas:
|
A Goeldi's Studio - Marketing Cultural, atua no mercado na assessoria e consultoria das leis de incentivo fiscais para fins culturais catalogação e curadoria do segmento das artes visuais. Nosso foco de trabalho está voltado ao Marketing de Arte e a Produção Cultural. Desenvolvimento, formatação e acompanhamento de projetos culturais visando o empreendedorismo auto sustentável, bem como assessoria para empresas interessadas em utilizar renúncia fiscal como forma de investimento cultural.
Serviços: Cursos livres nas áreas de Museologia, Curadoria de Arte, Produção Cultural, Vivências no Patrimônio Imaterial e Restauro de Bens Culturais. Atendimento a demanda para a área de extrema importância dentro da Produção Cultural. Com o intuito de capacitar e formar profissionais que atuam ou desejam atuar em instituições culturais públicas e privadas, oferecendo uma visão global do mercado e conhecimento preciso e técnico das diferentes áreas de atuação. As aulas se dividem em dois módulos, apresentando o enfoque para a Museologia e Curadoria, ambos profissionais incorporados ao sistema de arte e cultura, como principais agentes e sua administração e gestão. Museografia Diagnósticos, perfil e plano museológicos, constituição, organização e conservação de acervos, apoio à estruturação de reservas técnicas, definição de condições ambientais de espaços expositivos, criação de banco de dados, estruturação administrativa da instituição, treinamento de profissionais, criação de ações educacionais, etc. Expografia Projetos e implantação de expografia para mostras de longa duração e temporárias, design de sistemas expositivos, projetos de iluminação e comunicação visual, tecnologia aplicada - desenvolvimento de aplicativos multimídia, bancos de dados e terminais multimídias, coordenação de produção de vídeos. Pesquisa Estruturação e coordenação de equipes de pesquisa, definição e produção de conteúdos, roteiros de vídeos, aplicativos multimídia e viagens culturais. Ação educativa Concepção, organização e realização de programas educacionais para diferentes grupos de visitantes, permitindo a melhor fruição sobre a temática de cada exposição, bem como a produzir material de apoio e ministrar cursos de qualificação para monitores e de capacitação para professores. Objetiva também o desenvolvimento de materiais instrucionais e atividades práticas em salas de aula, preparatórias e posteriores à visitação dos alunos às exposições. Publicações e Materiais Gráficos Produção de publicações em mídia impressa e eletrônica no campo da cultura e da memória empresarial, além da produção de materiais de apoio à ação educacional. Exposições Planejamento e a produção integral de exposições incluem a coordenação de todos os passos necessários – tais como projetos de expografia, design de sistemas expositivos, análise e adequação de condições ambientais dos espaços, projetos de iluminação e comunicação visual, importação, exportação e transporte de obras de arte, desenvolvimento de aplicativos multimídia e games específicos, criação de ações e publicações educacionais etc. Consultoria Institucional Consultoria em imagem corporativa vinculada à cultura e conceituação de foco de atuação, definição de estrutura organizacional e formatação jurídica de instituições voltadas ao terceiro setor ou de ações empresariais nessa área. Prestamos consultoria para o desenvolvimento, estruturação e mesmo administração de planos anuais ou plurianuais de atuação institucional, concepção e gestão de editais, seleção de projetos em concursos etc. Gestão de projetos Consultoria na concepção, desenvolvimento, planejamento e administração da produção, de projetos voltados ao terceiro setor ou de caráter institucional, de forma a atender a demandas já identificadas pelas empresas ou instituições. Consultorias voltadas à modernização ou aperfeiçoamento de estruturas voltadas à administração de projetos do terceiro setor, com o desenvolvimento de ferramentas de gestão de projetos e de controle financeiros, redefinição de fluxos operacionais, adequação de quadros funcionais e de cargos e tarefas, entre outros. Projeto Memória Empresarial Valorize o que sua empresa tem de mais importante: A História. Faça com que cada colaborador esteja integrado na historia de sua empresa. Diagnósticos e pesquisa, serviços de valorização e formatação de projeto sob medida para sua empresa. |